quinta-feira, 26 de maio de 2011

Resolução Fórum Social de Marília


Companheiras e companheiros do FSM,
Gostaria primeiro parabenizar a participação das entidades e cidadãos na 2ª reunião do FSM. Vejo que o movimento social de nossa cidade esta bastante maduro para debater, formular, propor e construir lutas e ações que mobilizem a sociedade, com o intuito de denunciarmos e resistirmos aos ataques da atual administração e da família do coronel, como também apresentar uma nova forma de pensar a cidade de Marília, fomentando a constituição de mecanismos de efetivação de direitos e qualidade de vida.
Ontem o Movimento estudantil fez um ato panfletário dentro do terminal, onde a população recebeu de forma muito positiva as demandas que o movimento apresenta sobre o transporte e também sobre a cidade. Ao final da panfletagem, dois seguranças da Empresa Circular retiraram nossas faixas da parede e ameaçaram os estudantes que panfletavam, chamando inclusive a polícia (3 táticos e mais alguns motoqueiros) com o argumento de que estávamos fazendo manifestação, quando na verdade não causamos nenhum transtorno, estávamos em um espaço publico disseminando discussão e idéias a cerca da sociedade (ainda parece que vivemos em tempos de ditadura). 
Outra decisão tomada pelo FSM já esta em fase de finalização, é referente a ação civil publicasobre a derrubada do coreto. Um advogado e um cidadão participantes do FSM entrarão com a ação pedindo que os responsáveis pela derrubada paguem pelo que fizeram, por se tratar de um patrimônio histórico e cultural da nossa cidade e o FSM assumirá a responsabilidade coletiva de respaldo a ação.
Segue artigo (ANEXO I) escrito pela jornalista Márcia que se refere ao FSM. Quem puder mandar links, matérias, artigos referente ao FSM e as questões municipais e gerais, tanto da política, quanto dos movimentos sociais seria muito bom.
Aproveito para reforçar com todas e todos a entrada no grupo de discussão do FSM. As pessoas que receberam o convite é só clicar onde pede para somente participar das discussões do grupo, quem não recebeu é só avisar que eu mando o convite. Os que quiserem acompanhar as discussões é só clicar neste link http://br.groups.yahoo.com/group/forumsocialmarilia/ , o email do grupo é forumsocialmarilia@yahoogrupos.com.br ,  e o Blog http://fsm-online.blogspot.com/ .
Saudações,
Marcos Aurélio “Marquito”
Presidente da UJS Marília

ANEXO I: 
As bactérias que pensam ser gente

 Há anos Marília vive um drama político: uma bactéria infecciosa que pensa ser gente, se apoderou do poder, cercou-se de vermes corruptos e luta arduamente para não largar o poder. Impedido de ficar eternamente no cargo de prefeito, transita por outros cargos onde é tido como um dos piores que já passou por onde passou. É usada como o palhaço ao dar declarações estapafúrdias que desviam a atenção de todos e camufla o ato principal de corruptos como ela. A última delas foi recente, quando os deputados federais se deram 62% de aumento salarial e passaram literalmente a “ganhar” na moleza R$ 27 mil.
Foi eleita pelos colegas de bolso farto para dar a cara larga para bater e falar sobre o assunto que escandalizou o país. Para ela isso é nada, já que detém uma das maiores fichas sujas de todo Congresso Nacional. Falou e falou tirando sarro na cara de todos brasileiros dizendo que precisa ganhar muito para cumprir compromissos como de ser padrinho de casamento. É de chorar de raiva ao ver a qualidade ruim de nossa política estampada na cara desse ser funesto que de tão irônico beira a psicopatia.
Bem, mas o problema de Marília não reside apenas nesta bactéria louca que conhece como ninguém os caminhos da política corrupta do país e vai amarrando o rabinho com todos iguais. O problema é que além de um filho legitimo infiltrado também na política, o ser que quer ser eternamente prefeito, proliferou cepas de bactérias na política municipal. Assim como ela, são extremamente letais ao dinheiro público. Estas cepas estão em todos os poderes do município, infiltrados no legislativo, em parte da imprensa, em parte das entidades, etc e especialmente nas famílias de cidadãos fracos que de tanto vê-las roubar impunemente, decidiram se vender. Como? Vendendo votos de toda família a troco de empreguinhos ou simplesmente churrasquinhos, cervejadas e tapinhas nas costas. São alimentadas também por pessoas letradas, de bom berço, com boas contas bancárias que preferem fechar os olhos e se beneficiar da benevolência com as coisas públicas, desde carguinhos simbólicos, passando por licitações supeitas a benefícios burocráticos e outras.
Mas o Fórum Social de Marília (FSM), está disposto a barrar as ações nefastas dessas bactérias na política da cidade. A recém-nascida entidade, já conta com a participação de dezenas de entidades e cidadãos que tem por meta principal dar um basta a estes microorganismos que pensam ser  donos da cidade e agem alucinadamente. Entre as muitas suspeitas de corrupção, atualmente estão empenhados em atrapalhar uma CPI que tenta investigá-los por desvios dos recursos da merenda escolar. Também recentemente, derrubaram um patrimônio histórico do município, o coreto da Praça Fragata. Empurram com suas barrigas soluções que deveriam ser urgentes como a greve dos médicos da saúde municipal, a questão do transporte coletivo, do tratamento de esgoto, do destino do lixo urbano, da falta de água, dos buracos no asfalto, o desfavelamento etc, enquanto gastam dinheiro público em propagandas enganosas dizendo que a cidade que maltratam é  um “canteiro de obras”
E na base do delírio, sem o mínimo respeito ao senhor ninguém, as bactérias começaram a se articular para lançar um prefeito. A da vez já é chamada de “prefeito nelsinho” e é considerada uma das mais perniciosa da sua cepa. Ganhou força porque a bactéria reeleita tornou-se completamente acéfala, apesar de esperta para atos sujos.
Mas no que depender da luta do FSM, esta sujeirada toda será brevemente removida. Não dá mais para agüentar tanta bandalheira. Esta mensagem ficou clara na última reunião da FSM, no dia 24 de maio na sede da OAB. Depois de mais de 30 anos de desmandos, a vontade de ter uma cidade comandada por pessoas decentes e competentes vem crescendo e se proliferando mais, bem mais que estas bactérias que pensam ser gente, mas sequer sabem o significado e o valor da palavra honestidade. E se você também acredita e sonha que outro poder na cidade é possível, junte-se ao FSM. Há várias manifestações marcadas. 
Para saber mais acesse o site http://fsm-online.blogspot.com

Márcia de Oliveira
 cidadã e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário