terça-feira, 21 de junho de 2011

CPI da MERENDA!

CPI da Merenda convoca secretários e pais cobram mais investigação

Comissão se reuniu ontem e em 15 minutos fez despachos e encerrou sessão

Em menos de 15 minutos a CPI da Merenda decidiu ontem manter para a próxima semana o depoimento de ex-secretários municipais, servidores e integrantes do primeiro escalão do atual governo. Todos são convocados na forma de testemunha, mas obrigados a comparecer.
“Quem não comparecer deverá justificar, entretanto caberá à CPI tomar medidas coercitivas”, diz o presidente Mário Coraini. Ainda segundo ele, a comissão tem prerrogativa em caso de falta sem justificativa requerer convocação judicial da testemunha.
O primeiro depoimento agendado será da secretária da Educação Rosani Puía Pereira, dia 27, segunda-feira. Ela ocupa o cargo desde a assinatura do primeiro contrato feito entre a prefeitura e a SP Alimentação fechado pelo então prefeito Abelardo Camarinha, em 2003.
Camarinha é o principal investigado da comissão. Auditoria do Ministério Público Federal já comprovou que ele pagou mais de 60 mil pratos de merendas que nunca chegaram às escolas.
Da turma de Camarinha também vão depor na próxima semana os ex-secretários da Fazenda, Rodrigo Paganini e Oswaldo Vilela. A nutricionista Veridiana Paganini também será convocada. Por fim deve ser ouvido o chefe do setor de compras Paulo Hirose.
Enquanto nos bastidores a CPI fecha o cerco contra os políticos suspeitos, nas portas das escolas pais cobram uma investigação eficiente e a punição dos culpados. Gente como a dona de casa Janete Neves do Valle, 40, que tem um filho matriculado na rede municipal de ensino.
“Com tanta notícia sobre CPI e investigação, a gente fica confusa e quer que tudo se esclareça o quanto antes”, disse. O filho Lucas, 9, estuda na Emef Myrthes Pupo Negreiros, no bairro Costa e Silva, zona sul.
Já o trabalhador autônomo Antônio de Souza, 45, tem três sobrinhos matriculados na rede municipal de ensino e tomou conhecimento tanto da CPI da Merenda na última segunda-feira. “É um assunto sério que não pode ser deixado de lado por nossas autoridades”, afirma.

.


Em Taubaté, corrupção prende prefeito

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã de ontem (21) o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, e a primeira-dama, Luciana Peixoto, durante a Operação Urupês. Ação desmantelou uma quadrilha de fraudadores formada por empresários, políticos e funcionários públicos.
O casal foi levado para a Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo ainda ontem.
Ao todo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região expediu 13 mandados de busca e apreensão (dez na região de Taubaté e três na cidade de São Paulo), além de três mandados de prisão temporária. Todos os mandados foram cumpridos. Foram presos, além do prefeito e da primeira-dama de Taubaté, o antigo responsável pelo setor de licitações da prefeitura, Carlos Anderson.
O grupo é suspeito de envolvimento na fraude de licitações referentes à compra, gerenciamento e distribuição de medicamentos e merenda escolar no município paulista, localizado no Vale do Paraíba, usando, inclusive, empresa registrada em nome de “laranjas”.
Segundo a assessoria de imprensa da PF, a investigação começou em 2009, visando à apuração de desvio de recursos financeiros repassados pela União.

Fonte: Jornal Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário