quinta-feira, 26 de maio de 2011

Manifesto de Lançamento do Fórum Social de Marília



Manifesto de Lançamento do Fórum Social de Marília


Conscientes de que o Brasil viveu mais de 20 anos sob uma Ditadura Militar que restringiu fortemente a liberdade de expressão e livre organização da sociedade e que nesse sentido nossa limitada “democracia” é ainda imatura e em grande medida isso contribui para perpetuar a corrupção nas instituições brasileiras.
No Brasil historicamente se desenvolveu uma forma de se fazer política, desde a colonização passando pelos coronéis da República velha, onde prevaleceram os interesses privados e de poucos em detrimento dos interesses públicos e da maioria. Ficando a maioria do povo sempre excluído do debate público e das decisões políticas.
Em Marília há mais de 30 anos a cidade é governada por um grupo político liderado por uma família, que se encastelou no poder e que tratam a Prefeitura com se fosse propriedade deles, subordinando os recursos e os serviços públicos aos seus interesses e de seus amigos privilegiados.
Como resultado o povo sofre com o abandono e o descaso, tendo serviços públicos essenciais como transporte e saúde de baixa qualidade, mesmo pagando elevados impostos, e as taxas abusivas que os donos do poder insistem em cobrar na justiça.
Além do que a cidade enfrenta problemas estruturais devido a omissão desse e dos governos anteriores dirigidos pelas mesmas pessoas, a coleta, tratamento e destinação do lixo com a interdição do aterro sanitário, o tratamento de esgoto, o abastecimento de água, o sucateamento da saúde e a forma irresponsável como são geridos os recursos públicos, põe em risco a qualidade de vida da atual e das futuras gerações de marilienses.
Outro fato que deixa claro para quem governa Bulgareli, é o caso recente de aumento do IPTU. Em toda cidade, trabalhadores sofrem com os endividamentos causados pelos altos alugueis e quando possuem casa própria, enfrentam aumentos abusivos no IPTU no começo do ano. O prefeito aumentou o IPTU de 10000 (dez mil) casas, algumas em ate 100%, localizadas sua maioria em bairros pobres e mesmo sendo barrada a cobrança pela justiça, a atual administração ainda insiste em querer impor esta cobrança.
Ao mesmo tempo, donos de bairros quase inteiros elevam os preços dos alugueis e mantem terrenos vazios se valorizando, levando boa parte da população pobre a terem que construir suas casas em locais em situação de risco, sem saneamento, asfalto e longe do centro. Ao invés de aumentar o IPTU das grandes propriedades e dos donos de dezenas (ou até centenas) de imóveis, quem paga proporcionalmente mais são os trabalhadores e a população pobre.
A Gestão de Bulgareli caminha a passos largos para um fim melancólico, mergulhado em denúncias de corrupção e questionada pelo conjunto da população, pela ineficiência de seu Governo excessivamente centralizado, burocrático, anti-democrático e distante dos anseios da população.
Tendo em vista que o Governo Bulgareli, seguindo o mesmo triste caminho de seu antecessor Camarinha, instalou um caos político e administrativo nunca antes visto na cidade e que em conseqüência disto os serviços públicos e a infra-estrutura da cidade se encontram cada vez mais sucateados e que o processo de terceirização de serviços e de desvalorização dos servidores públicos os piora ainda mais.
Por isso tudo, nós dos movimentos sociais da sociedade civil organizada, decidimos que é preciso dar um basta nesse estado de coisas, juntamos nossas vozes e nossas forças e fundamos o Fórum Social de Marília para unificar e organizar as lutas do povo e dar um BASTA no descaso, na arrogância e na má administração publica generalizada representada por Bulgareli e sua turma.

Fórum Social de Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário